sexta-feira, 10 de setembro de 2010

#Resenha Morto ao Anoitecer

“Esqueça tudo o que você já ouviu sobre vampiros. Os mortos-vivos ganharam o direito de existir legalmente. Mas a liberdade de ficarem fora dos caixões teve seu preço: o fim da existência sedutora e das caçadas sob o luar. Em tempos de sangue sintético é preciso um esforço para se adaptar. O vampiro Bill Compton está disposto a tudo para se estabelecer em sua cidade natal. O que ele não contava era com uma série de assassinatos inexplicáveis, a desconfiança dos moradores locais e o envolvimento com uma bela – e teimosa – garçonete telepata.”

Se você é tão apaixonado por vampiros quanto eu, já deve ter ouvido falar da série de TV True Blood, exibida pela HBO nos Estados Unidos e Brasil. Esta série de sucesso já está na terceira temporada. O que você também deve saber, eu ao menos imagino, é que é baseada na coleção de livros “Sookie Stackhouse  (Southern Vampire)”. Os três primeiros já foram lançados no Brasil pela Edidouro.



Recentemente, li o livro Morto Ao Anoitecer. Em outra ocasião já havia lido Vampiros em Dallas. Com certeza, é uma das ficções sobre vampiros que mais prende a atenção dos leitores. Os vampiros de Charlaine não possuem a profundidade de Anne Rice, e também, não têm a “bondade” dos de Stephenie Meyer. São bárbaros, sanguinários, mas ao mesmo tempo, são capazes de se apaixonar por moçoilas.

A prosa do livro não é muito descritiva e presa a detalhes. A leitura flui bem. O drama de Sookie é muito bem captado pela autora. A menina telepata precisa controlar seus poderes constantemente para não invadir a mente de um ente amado. Só encontra paz quando conhece Bill, um vampiro, que como está morto não tem impulsos elétricos,  e logo a protagonista não consegue ler a mente de.

Assim como na série, o livro também possui cenas de sexo. Mas somente são descritas as de Bill e Sookie, afinal é narrado em primeira pessoa. Alguns personagens não são tão desenvolvidos, como ocorre na televisão. A garçonete Amy é pouco citada. Tara não é mencionada no primeiro volume, assim como a transformação de Bill em vampiro.

O interessante na série é que outros seres de fantasia também vão compondo a história aos poucos, como metamorfos, mênades, lobisomens.

Recomendo!

1 comentários:

Kellen Baesso disse...

O meu está aqui esperando, é o próximo da lista!
;)

Beijo

Postar um comentário