sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Diário de Sibila Rubra: Uma história na Ilha da Magia


Quem não gosta de prosa bem contada, cujo autor capricha na escrita. Fazia tempo que eu sentia saudades de um livro assim. O Diário de Sibila Rubra: O Retorno das Bruxas, escrito por Kizzy Ysatis (o mesmo de o Clube dos Imortais) atendeu as minhas expectativas e supriu minha carência  por bons livros. 

A história é escrita em primeira pessoa e não segue uma ordem linear. Inicia com a invasão do vampiro Luar a uma casa, pertencente à atual Sibila Rubra. O homem consegue persuadir a moradora a narrar o diário de uma das Sibilas Rubras, Elaine. Esta bruxa narra os fatos de sua infância em Florianópolis, Ilha da Magia. Também conta os segredos da ordem de bruxas Sibilas. 

Com certeza, Florianópolis foi uma excelente escolha do autor para o enredo do romance. A ilha é o cenário de várias histórias de bruxaria. 

A leitura do livro é gostosa, rápida e dá uma vontade de relê-lo. Só tive uma dificuldade em compreender as falas dos nativos do lugar, transcritas em português coloquial (no caso, o famoso linguajar local manezinho).

Importante destacar que personagens de carne osso da cultura brasileira "fazem uma ponta" no livro, como o poeta Álvares de Azevedo. O escritor vira um vampiro nas mãos de Kizzy. 

Na obra de Kizzy também aparecem outros seres sobrenaturais, como lobisomens, sacis, mula-sem-cabeça. Na mitologia do escritor, os vampiros se originam de duas formas: como uma alma ressentida que se materializa à busca de vingança ou através da troca de fluidos. Os vampiros são poderosos, ao menos o Luar é, só entram nas casas como convidados e se transformam em outros animais. 

Segue abaixo a sinopse do site do Submarino.
 "Em sua nova Obra, Diário da Sibila Rubra, Kizzy Ysatis continua com sua proposta intimista, fortemente influenciada por Virginia Woolf, sem perder suas penas de corvo e anéis de prata. Quem leu sua primeira obra, Clube dos Imortais vai se deliciar, mas a ordem inversa de leitura também é possível, e talvez até mais instigante. Compondo uma nova quimera, agora com a lenda das Sibilas Rubras, as bruxas que despertaram a atenção de Jô Soares na entrevista do autor. Numa ilha de Bruxas, amor, morte e mistério se mesclam à história de Elaine, uma jovem sibila rubra que está aprendendo que é preciso pensar nas conseqüências antes de fazer as próprias escolhas. Ao mesmo tempo surge uma ameaça capaz de pôr fim na antiga Ordem a qual ela pertence e Elaine, apostando que assim garantirá a vitória, resolve se aliar a um mal ainda maior: o vampiro Luar. Guiando-nos pelos mistérios da Ilha de Santa Catarina, Diário da Sibila Rubra nos leva a uma verdadeira travessia das rotas da magia."

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns. https://www.facebook.com/amaldicaodebathoryolivro?ref=hl

Postar um comentário